terça-feira, 29 de setembro de 2009

O ciúme

Postado por Isa às 10:33
Meu sono hoje foi "picado" e o que sobrou dele fiquei a indagar sobre o assunto e percebi o quão "foleiro" e pobre que o ciúme é..."Tem-se por inocente desejar e atroz que o outro deseje".

"O ciúme. Que irr
itante! É uma expressão da avidez da propriedade. Ou da petulância do domínio. Ou do gosto da escravização". Vergilio Ferreiraespantoso como o ciúme, que passa o tempo a fazer pequenas suposições em falso, tem pouca imaginação quando se trata de descobrir a verdade". Marcel Proust "E o ciumento sofre por pelo menos quatro vezes: por ser excluído, por ser agressivo, por ser inconveniente e por ser vulgar". Roland Barthes

Para mim, o ciumento é um tirano, cujo universo envolve o domínio, a posse, a vingança e outras mesquinharias da natureza humana. Segundo Aristóteles e Platão, "uma vez no comando, o tirano revoga a legislação em vigor, sobrepondo-a com regras estabelecidas de acordo com as conveniências para a sua perpetuação deste poder". A intimidação, o terror e o desrespeito às liberdades civis estão entre os métodos usados para conquistar e manter o poder. Qualquer semelhança com o ciumento será mera coincidência? Creio que não!


Psicólogos defendem que trata-se de "reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade. Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme - a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito passivo do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - pivô do ciúme." A explicação psicológica pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis.

Seja lá que diabos for por definição... f
eliz daquele que não sofre deste mal, feliz daquele que tem maturidade para administrar os tais malditos sentimentos. E eu? Ahhh... estou seguindo com pequenos passos em busca deste controle!
 

´ Copyright © 2013 Estado de Grace